terça-feira, 5 de junho de 2012

"Mantenham altos os ideais, sejam santos”, diz Bento XVI no Estádio Meazza



Grande festa na manhã de hoje no Estádio Meazza de Milão para o encontro do Papa com os crismandos por ocasião do Encontro Mundial das Famílias. Cerca de 80 mil os fiéis presentes.
No seu discurso aos crismandos e seua familiares o Papa falou por primeiro da sua grande alegria pelo encontro no famoso estádio de futebol, acrescentando que os protagonistas hoje eram eles. Em seguida destacou o percurso de preparação para a Crisma, um percurso formativo chamado este ano na diocese de “O espetáculo do Espírito”.
Vocês descobriram o grande valor do Batismo, o primeiro dos Sacramentos, a porta de entrada para a vida cristã. Vocês o receberam graças aos seus pais, que, junto com os padrinhos, em seu nome professaram o Credo e se comprometeram a educá-los na fé. Esta foi para vocês – como também para mim, há muito tempo! - uma grande graça. Desde então, renascidos pela água e pelo Espírito Santo, vocês entraram a fazer parte da família dos filhos de Deus, se tornaram cristãos, membros da Igreja.
Agora vocês cresceram, e podem dizer o seu “sim” a Deus, um “sim” livre e consciente. O Sacramento da Crisma confirma o Batismo e efunde sobre vocês com abundância o Espírito Santo. Vocês agora, cheios de gratidão, têm a possibilidade de acolher os seus grandes dons que irão ajudá-los, no caminho da vida, a tornarem-se testemunhas fiéis e corajosos de Jesus. Os dons do Espírito – destacou o Papa - são realidades maravilhosas, que permitem que vocês se formem como cristãos, que vivam o Evangelho e a serem membros ativos da comunidade.

E o Papa então recordou os dons: 
- O primeiro é a sabedoria, que os faz descobrir quanto é bom e grande o Senhor e torna a sua vida cheia de sabor, de modo que vocês sejam, como Jesus disse, “sal da terra”;
- Depois, o dom do entendimento, para que vocês possam compreender em profundidade a Palavra de Deus e as verdades da fé;
- Então, o dom do conselho, que irá guiá-los na descoberta do plano de Deus para suas vidas;
- O dom da fortaleza, para superar as tentações do mal e fazer sempre o bem, mesmo quando custa sacrifício;
- É então o dom da ciência, que ensina a encontrar na criação os sinais, as pegadas de Deus e a animar com o Evangelho o trabalho de cada dia;
- Outro dom é o da piedade, que mantém viva no coração a chama de amor por nosso Pai do céu, em modo de rezar a Ele cada dia com confiança e carinho de filhos amados;
- O sétimo e último dom é o temor de Deus, que não significa ter medo d’Ele, mas sentir um profundo respeito e desejo de sempre fazer a Sua vontade.

O Papa então frisou que toda a vida cristã é um caminho, é como percorrer uma trilha que sobe uma montanha na companhia de Jesus; com esses dons preciosos a amizade de você com ele vai se tornar ainda mais verdadeira e forte. Ela se alimenta continuamente com o sacramento da Eucaristia, no qual recebemos o seu Corpo e o seu Sangue. Por isso, convido vocês a participarem sempre com alegria e fidelidade da Missa dominical, quando toda a comunidade se reúne para rezar, para escutar a Palavra de Deus e tomar parte no sacrifício eucarístico. Aproximem-se também – continuou Bento XVI - do Sacramento da Penitência, da Confissão: o encontro com Jesus, que perdoa nossos pecados e nos ajuda a fazer o bem. Não esqueçam ainda da oração pessoal a cada dia. Aprendam a falar com o Senhor, confiem n’Ele, digam a Ele das suas alegrias e preocupações, e peçam luz e apoio para o seu caminho.
O Papa terminou o seu discurso encorajando os crismandos a manterem altos os ideais, “sejam santos”, disse Bento XVI. Mas vocês podem ser santos com a idade de vocês? Eu respondo: certamente! Também diz Santo Ambrósio, o grande santo de sua cidade, em uma de suas obras: “Toda idade é propícia para Cristo”. E sobretudo o demonstra o testemunho de tantos santos seus coetâneos, como Domingos Sávio, Maria Goretti. A Santidade é o caminho normal para um cristão, não é reservada para um grupo de eleitos, mas aberto a todos. Naturalmente, com a luz e a força do Espírito Santo! E com a ajuda de nossa Mãe. 
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário