quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Prefeitura de Belo Horizonte distribui canudos para viciados em cocaína.

A ONG Defesa Social entrou com uma representação no Ministério Público contra a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que está distribuindo a usuários de droga canudos para o uso de cocaína e água destilada para dissolver a droga. Além disso, a PBH fornece, inclusive para menores de idade, camisinha.
O objetivo da ONG é ouvir do prefeito Marcio Lacerda, via MP, as justificativas legais e científicas da medida.
O presidente da organização, Robert Willian, classifica a ação da prefeitura como absurda. A ONG Defesa Social é uma das cinco integrantes do projeto Consultórios na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, que trabalha com a abordagem e apoio aos usuários.
“Foi uma surpresa ao ver que as equipes dos Consultórios de Rua distribuem canudos para o pessoal cheirar cocaína, água destilada para que eles possam dissolver a cocaína e torná-la injetável, ainda com a orientação de distribuir preservativos, não excluindo disso os adolescentes, o que é uma coisa absurda”, disse.
A PBH admite que faz a distribuição para evitar o compartilhamento do material e a transmissão de doenças, como Aids e hepatites. No entanto, a justificativa é rebatida por Robert Willian.
“Está contrariando a lei de drogas, que fala que qualquer pessoa que colaborar, incentivar, induzir ou ajudar a pessoa a usar droga está cometendo um crime”, disse. “Distribuição de canudo não vai reduzir (o uso de drogas), vai é incentivar que as pessoas utilizem mais a cocaína. A questão da água… se eles não tiverem a água destilada para diluir a cocaína em pó, eles, com certeza, não vão usar”, avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário