domingo, 22 de abril de 2012

Músico: Vai escrever a sua história


Eugênio Jorge
Maior que tudo é o amor de Deus por cada um de nós! Se nós não podemos ser exemplos, ídolos é que não podemos ser. Nós músicos católicos mais antigos, trazemos em nós o desejo ardente de sermos exemplo. Uma vez maradona foi visitar o Papa João Paulo II, ma maradona se apresentou ao Papa como ídolo que é na sua nação. E o Papa amorosamente lhe disse: Maradona os jovens não precisam de ídolos, precisam de exemplo!
Mas enfim isso também se aplica a nós. Nosso ministério nos proporciona muitas coisas, mas o que somos chamados a ser é testemunhas. E serei minhas testemunhas, e testemunhas do evangelho de Cristo.
Quero lhes dar uma noticia e partilhar que ontem a noite, estava em Passa Quatro-MG. Tivemos uma noite de adoração maravilhosa e vimos mais uma vez a vitória de Deus, na vida daquelas pessoas que estavam naquele evento.
Era a música, eram os músicos cumprindo sua missão. Não podemos ficar fora daquilo a qual fomos chamados, designados pro Deus a fazer. Como agradecer por tanto bem que fizeste a mim Senhor ?

.: Conheça o Canal da Música
Eu tive meu encontro pessoal com Jesus, através da música. Eu era da escola de samba junto com meu irmão, eu me encontrei com Jesus. Ensaávamos muito e naquele dia, cheguei um pouco antes no ensaio e não imaginava que Deus tinha um encontro pessoal marcado comigo. Foi aí nessa ocasião no ensaio da escola de samba, que eu comecei a ouvir uma música longe, bem longe... E na música dizia assim:
Muito alegre eu te pedi o que era meu, partir, um sonho tão normal Dissipei meus bens e o coração também, no fim meu mundo era irreal Confiei no Teu amor e voltei Sim, aqui é meu lugar Eu gastei Teus bens, oh Pai, E te dou este pranto em minhas mãos. Mil amigos conheci, disseram adeus Caiu a solidão em mim Um patrão cruel levou-me a refletir: Meu pai não trata um servo assim Nem deixaste-me falar da ingratidão, Morreu no abraço o mal que eu fiz Festa, roupa nova, anel, sandália aos pés Voltei à vida, sou feliz

Essa Canção mudou meu coração e eu fui embora do ensaio. Não sabia o que estava acontecendo e fui embora. Meu irmao queria me matar e dizia: Tá louco Eugênio eu conto com você. Eu já tinha 17 anos e amava o carnaval, era nossa vida. Mas dentro de mim eu dizia: não quero mais, não consigo mais e aí então eu voltei a vida e sou feliz!!!
Devo testemunhar, para que todos vocês saibam, que não foi por um show ou grande evento que fui conquistado pra Deus. Foi por meio de um ensaio. Como um ensaio feito com amor e com dedicação tem a força de mudar a vida de alguém. Foi por meio de um ensaio que voltei para Deus. Foi por meio da canção do filho pródigo que era eu que voltei, isso foi 1979.
Tenho muita gratidão a tantos irmãos evangélicos, que com suas canções nos ajudaram tanto nos inícios da nossa caminhada com Deus, com suas belas canções de adoração e louvor. Tivemos que ouvir muitos LPS evangélicos pra aprendermos a cantar. Só depois fomos descobrindo, que éramos capazes de cantar nossas próprias canções.
Eu encontrei com o Diácono Nelsinho Correia que foi meu mestre, ele que me ensinou a cantar. Ele me surge cantando Anuncia-me. Nós não nos conhecíamos e nos encontramos num Festival chamado FEMUC. Eu o vi cantando a musica Anuncia-me.
Em 1982 nos conhecemos, cantamos e passamos por todas as fases até chegarmos ao final do festival. Monsenhor Jonas era juri do festival. Chegamos ao final juntos Diácono Nelsinho Correa categoria coral e eu o primeiro lugar no individual. E naquela noite pela primeira vez Padre Jonas hoje Monsenhor Jonas, falou comigo e minha vida mudou a partir daquela noite.
Temos muita história pra contar mas naquele tempo sentíamos pequenos diante da grandiosidade do que Deus queria para nós. Como a musica do Nelsinho diz: Eu nao sei falar, sou apenas uma criança! E o Padre Jonas dizia: Vai negão, to aqui. E quando víamos o Espírito santo começa agir.
Não podemos nos acovardar! Somos aqueles chamados a fazer a história do músico católico. Como não lembrar do nosso querido Padre Zezinho com a sua música profética: "O trigo já se perdeu Cresceu, ninguém colheu E o mundo passando fome Passando fome de Deus.” Pe. Zezinho
Ouvindo uma canção como essa do Padre Zezinho, não podíamos ficar parados! Tínhamos que dar um passo a frente. Ela era um impulso para quem queria ser um músico de Deus! Como vocês podem ficar aí parados?! Nós tínhamos sim que cantar nas missas, nos grupos de oração, estávamos fazendo mais, do que nossa obrigação.
A música do Padre Zezinho continua ecoando como naquele dia: “ O trigo já se perdeu, crescer ninguém colheu. E o mundo pasando fome, passando fome de Deus. A decisão é sua! São muitos os convidados, quase ninguém tem tempo! Essa música é mais atual do que nunca.
Quero citar aqui a Radio Canção Nova. Como era maravilhoso saber que as ondas de amor da Radio Canção Nova, espalhava esse amor de Deus pelo AR. A Radio nos ajudou muito naquele tempo e continua até hoje, levando essa canção de Deus que estava nos LPS.
Quanta coisa linda aconteceu no tempo em qua ainda não se tinha, TV's católicas, não tínhamos internet. Eu fui um dos primeiros sócios da Canção Nova. Contribuia com o dinheiro das roupas que passava numa lavanderia. Tinha prazer de enviar aquele dinheiro pra Canção Nova, porque ela me dava acesso e me ajudava a conhecer a música católica que me sustenta até os dias de hoje.
Depois de 30 anos de como ministro de música não é hora de cuidar de nós mais antigos, de cuidar das nossas feridas, mas agora precisamos testemunhar aos jovens ministros de música que estão chegando. Quero dizer pra você: É possível servir a Deus, servir a Igreja pela música. È possível levar a cura, a libertação a cura de Deus pela música. Por isso se o trigo está se perdendo, diga ao seu irmão: Mãos a obra meu irmão.
Você que estava desanimado, abra a boca e cante. Cante oportuna e inopornunamente. Se te aplaudirem cante, mas se te vaiarem cante também. Saia do casulo. Vai cantar, vai tocar. Pare de enterrar seu talento. O trigo está se perdendo enquanto você enterra seu talento.
Escreva o capítulo da música católica que cabe a você. Não fique só achando bonito. Escreva o capítulo que lhe cabe. Faça sua parte na história e testemunhe aquilo que Deus fez com você. Tem uma parte que só você pode fazer na história da música católica.Dê thau ao carnaval e diga: agora vou cantar pra Deus!!! Vai construir sua história de musico católico.
Vá fazer história na sua paróquia. O grupo mensagem 2000 cantava na missa todo domingo. Todo domingo nós chegávamos lá as 15h pra ensaiar pra missa e10 anos foi assim. Foi isso que fecundou o nosso ministéri, estar aos pés da nossa paróquia Santa Cecília. Se hoje eu canto no Brasil inteiro, viajoo mundo, é graças a ter cantado primeiro na minha paróquia. Vai fazer o que lhe cabe, pega a caneta e vai escrever o capítulo da sua história la na sua paróquia.

Que triste irmos numa missa que não tem músico e o padre está sozinho. Quão triste é chegar num velório com tantos músicos e ninguém tem coragem de puxar uma música pra consolar aquela família que sofre. Ficamos esperando os holofortes, quando Deus nos dá as situações para servirmos.
E você que foi embora, desistiu no caminho porque não fez sucesso saiba: Você não tem que fazer sucesso! Você tem que servir a Deus sem nada esperar. E se Deus quiser te honrar, Ele vai te colocar no lugar que Ele quiser. Vocês acham que eu tinha idéia que ia um dia cantar para o Papa em sua visita no Brasil?
O nosso ministério irmãos é chamado para duas realidades: 01 para Glorificar a Deus. Fomos criados para a glória de Deus. Glorificar a Deus, tirarem o olhos da miséria do mundo e olhar pra cruz. E com isso se levantem do torpor de onde caíram e voltem a vida.
02 Edificação da Igreja: Exortação do nosso povo, desperar o nosso povo, edificar o povo que não reage diante de aprovações de leis que são contra a vida. Nossas canções precisam ser capazes de despertar o povo, para um novo tempo. Mas se eu continuo a esconder o meu talento, o trigo vai se perder, o mundo vai morrer de fome e sede de Deus.
E de quem é a decisão ?É minha! Diga de você que eu digo de mim!
Você vai enterrar seu ministério? Você acha que todo dia vai ter gente te aplaudindo?
Tem dia que você nem será notado pelo padre e ai o que você vai fazer ? Cantar e glorificar a Deus!!! Você tem tempo ? Nós estamos correndo todo tempo, andando de uma lado para o outro e uma das conseuquências graves , que tem nos assolado é a insensibilidade. Estamos perdendo a sensibilidade. Alguém semi alfabetizado pregava e era todos eram tocados, nos grupos de oração. Hoje temos uma banda com instrumentos maravilhosos importados, som de primeira qualidade, músicos espetaculares, muito capazes e por vezes nossa canção não é capaz de fecundar pessoas. Vivemos um momento de insensibilidade ao toque de Cristo.
Na correria que o nosso próprio ministério nos impôe, nos envolvemos com a obra de Deus e não nos encontramos com o Deus da obra.“ Buscai ao Senhor já que ele se deixa encontrar, invocai-o enquanto está perto.”
Tem muita gente perdendo a sensibilidade por aí. Naõ deixe que o seu ministério perca a sensibilidade. Paralelo a nosso ministério tem a nossa vida. O Nosso ministério deveria ser o transbordamento, da vida que vivemos, da relação que mantemos com Jesus. E o mundo sabe quando a nossa música é fruto de um transbordamento. Saiba: Deus faz história com aquele que se abre a sua graça.
 
Transcrição e adaptação: Cristiane Viana
Eugênio Jorge
Músico e pregador da Missão Mensagem Brasil
Fonte: Canção Nova – Acampamento para músicos 21 e 22 de abril de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário