terça-feira, 30 de julho de 2013

Luan Santana interpreta Oração de São Francisco para o Papa Francisco

Terça-feira de repouso para Francisco, depois da "semana inesquecível" no Rio



Cidade do Vaticano (RV) – De volta ao Vaticano, esta terça-feira para o Papa Francisco é de descanso. Depois da viagem de 12 horas e da visita à Basílica de Santa Maria Maior na segunda, não está prevista nenhuma audiência.
Aliás, para toda esta semana há uma única atividade prevista, para além do tradicional Angelus de domingo. Na quarta-feira pela manhã, por ocasião da festa de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, o Santo Padre celebrará a Santa Missa com os jesuítas na Igreja de Jesus, no centro histórico de Roma.
Tratar-se-á de uma Missa em forma privada, como as que são celebradas na capela da Casa Santa Marta, residência do Pontífice.
A Missa será concelebrada pelo Prepósito da Companhia, Pe. Adolfo Nicolás, que acaba de voltar do Brasil, onde por ocasião da Jornada Mundial da Juventude participou do encontro mundial do Magis, o movimento juvenil dos jesuítas.
Já no Vaticano, o Papa tuitou aos seus seguidores: "Semana inesquecível no Rio! Obrigado a todos! Rezem por mim. #Rio2013 #JMJ"
(BF)

Morreu o Cardeal Tonini aos 99 anos: O mais idoso do Colégio Cardinalício



Cardeal Ersilio Tonini
VATICANO, 30 Jul. 13 / 02:12 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Cardeal Ersilio Tonini, Arcebispo Emérito de Ravenna-Cervia (Itália), e o mais idoso do Colégio Cardinalício, faleceu no domingo aos 99 anos de idade; o Papa Francisco enviou um telegrama onde expressa seu pesar e recorda com admiração a atividade apostólica "fecunda e múltipla" do Cardeal.
 Em seu texto, o Santo Padre afirma que o Cardeal Tonini foi um pastor "entregue e generoso, solícito e amável, animado pelo desejo de anunciar Cristo, aos homens e mulheres de nosso tempo, com uma linguagem simples e incisiva e com um testemunho de vida coerente e autêntico".
Por sua parte, a imprensa recordou que o mesmo Cardeal Tonini estava acostumado a dizer que "sempre fui um padrezinho do campo".
Sua vida
O Arcebispo Emérito de Ravenna-Cervia nasceu em 20 de julho de 1914 em Centovera di São Giorgio Piacentino, em uma família de camponeses. Era o terceiro de cinco filhos. Sua vida esteve ligada ao jornalismo, já que era muito conhecido na Itália por apresentar o programa televisivo "Os dez mandamentos", o que lhe valeu que lhe chamassem "o comunicador de Deus".

TV Canção Nova – Emissora poderá ser sintonizada no canal 163 na sky


Letícia Barbosa
Da redação


O sinal da TV Canção Nova na Sky foi alterado do canal 24 para o canal 163. A emissora não teve participação nesta decisão. Trata-se de uma mudança da operadora de TV por assinatura, já que vários canais foram realocados em sua programação, em razão das mudanças trazidas pela nova Lei 12.485, do SEAC (Serviço de Acesso Condicionado), que determina o carregamento obrigatório de diversos canais nacionais.
Os assinantes da TV por assinatura poderão sanar suas dúvidas na central de atendimento ao cliente da Sky pelo telefone 4004-1001, 10611 ou www.sky.com.br.

Cristo Rei ou Domingo da Misericórdia para a canonização de João Paulo II e João XXIII


João Paulo II e João XXIII
VATICANO, 30 Jul. 13 / 08:57 am (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Francisco revelou aos jornalistas a bordo do avião que o levou do Rio de Janeiro a Roma, que ainda não foi decidida a data em que se celebrará a cerimônia de canonização de seus antecessores João Paulo II e João XXIII, mas adiantou que poderia ser na Solenidade de Cristo Rei que se celebra em novembro, ou no dia 27 de abril de 2014, Domingo da Misericórdia.
 Ao ser consultado sobre o modelo de santidade que para ele representam os dois Pontífices, o Papa Francisco assegurou que João Paulo II "foi um grande visionário da Igreja. Um homem que levou o Evangelho a todos. É um São Paulo. Um grande. Fazer a cerimônia de canonização junta é uma mensagem à Igreja: estes dois são bons".
Depois de recordar que "continuam em curso as causas de Paulo VI e João Paulo I", explicou que pensava realizar a canonização em dezembro próximo "mas há um grande problema: os pobres que têm que vir da Polônia".
"Os que têm dinheiro podem vir em avião, mas para os pobres que tenham que vir em ônibus a viagem em dezembro é muito difícil. Acho que temos que repensar a data. Vimos duas possibilidades, ou Cristo Rei deste ano ou no domingo da Misericórdia do próximo ano. Acho que temos pouco tempo para Cristo Rei deste ano", sustentou.
João XXIII, um sacerdote de povo

Conselho de Cardeais se reunirá pela primeira vez com o Papa Francisco de 1 a 3 de outubro


Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga preside uma Missa em uma paróquia no Rio de Janeiro (foto Grupo ACI)
Rio de Janeiro, 30 Jul. 13 / 09:00 am (ACI).- O Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, Coordenador do Conselho de oito cardeais que o Papa Francisco nomeou para ajudá-lo com a tarefa de reformar a cúria do Vaticano, disse ao Grupo ACI que a primeira reunião com o Santo Padre será nos dias 1, 2 e 3 de outubro deste ano.
 Do Rio de Janeiro onde participou como Bispo catequista da Jornada Mundial da Juventude, o também Arcebispo de Tegucigalpa (Honduras) e Presidente do Caritas Internacional, deu alguns detalhes dos trabalhos que vêm realizando os oito cardeais em vistas ao encontro de outubro.
O Cardeal disse que "a primeira reunião vai ser nos dias 1, 2 e 3 de outubro em Roma convocada pelo Santo Padre".
Depois de indicar que "nosso trabalho neste momento foi compilar material", o Cardeal hondurenho assegurou que pode ver que "há muito entusiasmo na Igreja: tanto bispos, como sacerdotes e leigos estão enviando contribuições e por continentes as estamos recolhendo", adicionou.

O Papa Francisco recorda aos jornalistas os ensinamentos da Igreja sobre a homossexualidade


VATICANO, 30 Jul. 13 / 08:14 am (ACI/EWTN Noticias).- No voo de volta a Roma, o Papa Francisco surpreendeu os jornalistas com uma roda de imprensa em que respondeu a suas inquietações. Na última pergunta abordou o tema do lobby gay e recordou os ensinamentos da Igreja sobre os homossexuais.
 "Se escreve muito sobre o lobby gay. Até agora não encontrei ninguém no Vaticano com uma carteira de identidade que diga "gay". Alguns dizem que há. Quando alguém se encontra com uma pessoa assim, deve distinguir entre o fato de ser gay e o fato de fazer lobby gay, porque nenhum lobby é bom. Se uma pessoa é gay e procura Jesus, e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la? O catecismo diz que não se deve marginalizar essas pessoas por isso. Elas devem ser integradas à sociedade. O problema não é ter esta tendência. Devemos ser irmãos. O problema é fazer lobby, de pessoas gananciosas, lobby de políticos, de maçons, tantos lobbies. Esse é o pior problema", disse o Papa segundo uma transcrição difundida pelo jornal El Mundo da Espanha.
O que ensina o Catecismo
Na Terceira Parte do Catecismo, titulada "A Vida em Cristo", o Catecismo da Igreja Católica aborda o tema da homossexualidade. Reproduzimos o texto oficial a seguir.
Castidade e homossexualidade

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Abortistas assaltan e profanan Catedral de Santiago de Chile

Próxima sede da JMJ 2016 será Cracóvia, em homenagem ao beato João Paulo II



Peregrinos na praia de Copacabana para a Missa de Envio com o Papa Francisco
RIO DE JANEIRO, 28 Jul. 13 / 12:51 pm (ACI/EWTN Noticias).- Cracóvia será sede da Jornada Mundial da Juventude em 2016. O anuncio foi feito hoje, 28, pelo Papa Francisco, na Missa de Envio, em Copacabana. Em homenagem ao criador da Jornada Mundial da Juventude e que será santificado este ano, o beato João Paulo II.
João Paulo II foi ordenado Bispo Auxiliar de Cracóvia em 4 de julho de 1958 e passou a ser Arcebispo em dezembro de 1962. Nomeado Cardeal aos 47 anos de idade, o então Arcebispo Karol Józef Wojtila presidiu sua sede em meio ao ateísmo militante do regime comunista, até sua eleição como Sumo Pontífice em 16 de outubro de 1978.
Ainda que não seja a capital do país, Cracóvia é um centro urbano de três milhões de habitantes, considerado o coração cultural, artístico e espiritual da Polônia.
Terra natal de reis, artistas, filósofos e santos, é também a cidade onde viveu e morreu a Santa Faustina Kowalska, vidente e apóstola da Divina Misericórdia. Na verdade, é na colina Lagiewniki, em Cracóvia, que fica o santuário mundial da Divina Misericórdia.
Rica história, joias arquitetônicas e igrejas católicas, a cidade do Sul polonês geralmente tem temperaturas moderadas, entre 19 e 24 graus durante o verão, quando será realizada a próxima JMJ.
Cracóvia será sede do Campeonato Mundial de Vôlei, no ano que vem, e do Campeonato Europeu de Handebol, também em 2016.

Papa Francisco se despede do Brasil cheio de “recordações felizes”, leia o discurso


RIO DE JANEIRO, 28 Jul. 13 / 06:46 pm (ACI/EWTN Noticias).- Na manhã de hoje (28), durante a missa de envio, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta disse algumas palavras ao Papa Francisco que, certamente, traduzem o espírito que ficou em cada peregrino brasileiro que participou desta edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013).
Dom Orani agradeceu ao Santo Padre pelo “anuncio de paz” que fez durante os dias nos quais esteve no Brasil e lhe assegurou que sua visita ao Brasil, sua volta a América Latina como o primeiro Papa latino-americano da história e o seu encontro com a juventude do mundo ficarão “gravadas para sempre” no coração dos brasileiros.
Em seu discurso, o Papa disse que irá sentir saudades dos dias que viveu aqui e agradeceu a hospitalidade.
Leia o discurso completo:

Senhora Presidenta da República,
Distintas Autoridade Nacionais, Estaduais e Locais,
Senhor Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro,
Senhores Cardeais e Irmãos no Episcopado,
Queridos Amigos!
Dentro de alguns instantes, deixarei sua Pátria para regressar a Roma. Parto com a alma cheia de recordações felizes; essas – estou certo – tornar-se-ão oração. Neste momento, já começo a sentir saudades. Saudades do Brasil, este povo tão grande e de grande coração; este povo tão amoroso. Saudades do sorriso aberto e sincero que vi em tantas pessoas, saudades do entusiasmo dos voluntários. Saudades da esperança no olhar dos jovens no Hospital São Francisco. Saudades da fé e da alegria em meio à adversidade dos moradores de Varginha.
Tenho a certeza de que Cristo vive e está realmente presente no agir de tantos e tantos jovens e demais pessoas que encontrei nesta inesquecível semana. Obrigado pelo acolhimento e o calor da amizade que me foram demonstrados. Também disso começo a sentir saudades.

Visita do Papa ao Brasil NÃO é “estratégia de reconquista” dos católicos como afirmam ERRONEAMENTE alguns setores da mídia.



Zenit
A primeira viagem internacional do papa Francisco despertou o interesse da imprensa internacional por diversos motivos. Um deles, entre os mais martelados, é a ênfase de muitos meios de comunicação na quantidade de católicos brasileiros, que mantêm no país o título de maior população católica do mundo, mas vem diminuindo consideravelmente.
Artigos e reportagens opinam que o avanço de grupos protestantes, de movimentos religiosos alternativos, de outras religiões e inclusive de não crentes é o que teria motivado a viagem do papa Francisco, numa espécie de “reconquista” do Brasil em particular e da América Latina em geral.
O Brasil é o primeiro país do mundo em número de católicos. Na América, seguem-se México, Colômbia, Argentina, Peru, Venezuela, Equador, Chile, Guatemala, República Dominicana, Bolívia, Haiti, Cuba, Honduras, Paraguai, Nicarágua, El Salvador, Costa Rica, Porto Rico, Panamá e Uruguai.
O Vatican Information Service, em 20 de julho, trouxe as seguintes estatísticas sobre a Igreja católica no Brasil:
“O Brasil tem uma população de 195.041.000 de habitantes, dos quais 164.780.000 são católicos, ou seja, 84,48%. Há 274 circunscrições eclesiásticas, 10.802 paróquias e 37.827 centros pastorais. Realizam as tarefas de apostolado 453 bispos, 20.701 sacerdotes, 2.702 religiosos e 30.528 religiosas; os diáconos permanentes são 2.903. Há 1.985 membros leigos de institutos seculares, 144.910 missionários leigos e 483.104 catequistas. Os seminaristas menores são 2.671 e os maiores 8.956”.
“A Igreja Católica tem no Brasil 6.882 centros educativos de todos os níveis, nos quais estudam 1.940.299 alunos, além de 3.257 centros de educação especial. Há também 5.340 centros assistenciais de propriedade da Igreja ou dirigidos por eclesiásticos: 369 hospitais, 884 ambulatórios, 22 leprosários, 718 casas para idosos e portadores de necessidades especiais, 1.636 orfanatos e creches e 1.711 consultórios familiares e centros para a proteção da vida”.
Os dados são do Escritório Central de Estatísticas da Igreja, atualizados em 31 de dezembro de 2011.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

“Não se imponha a verdade sem caridade, mas não se sacrifique a verdade em nome da caridade”. (Sto Agostinho)


A verdade e a caridade são duas virtudes fundamentais para a nossa salvação. Uma não pode ser vivida sem a outra, desprezando a outra, pois uma perde o seu valor se não observar a outra.  Sem verdade não há verdadeira caridade e não pode haver salvação.
São Paulo disse que “a caridade é o vínculo da perfeição” (Col 3, 4) “A ciência incha mas a caridade edifica” (1Cor 8,1) “A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da lei” (Rom 13, 10) “Tudo o que fazeis, fazei-o na caridade” (1 Cor 16, 14); “Mas, pela prática sincera da caridade, cresçamos em todos os sentidos, naquele que é a cabeça, Cristo.” (Ef 4, 15).
São Paulo mostra a excelência da caridade: “Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada.” (1 Cor 13, 2).
Se “Deus é amor”, como disse São João, da mesma foram Ele é a Verdade. “Eu sou a Verdade” (Jo 14,6). O Antigo Testamento atesta: Deus é fonte de toda verdade (Pr 8,7; 2Rs 7,28). Sua Palavra é verdade. Deus é “veraz” (Rm 3,4). Em Jesus Cristo, a verdade de Deus se manifestou plenamente. “Cheio de graça e verdade” (Jo 1,14), Ele é a “luz do mundo” (Jo 8,12). “Para que aquele que crê em mim não permaneça nas trevas” (Jo 12,46).
São Paulo disse a SãoTimóteo que “Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1Tm 2,4). Deus quer a salvação de todos pelo conhecimento da verdade. O nosso Catecismo afirma com todas as letras: “A salvação está na verdade. Os que obedecem à moção do Espírito de verdade já estão no caminho da salvação; mas a Igreja, a quem esta verdade foi confiada, deve ir ao encontro do seu anseio levando-lhes a mesma verdade.” (CIC §851)